A Nossa História

O Centro Social Nossa Senhora do Rosário, fundado a 14 de abril de 1934, pelo então presidente Francisco de Amaral Almeida, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, no concelho de Lagoa, na ilha de São Miguel, cujo objetivo inicial consistiu na criação de um Asilo de Infância Desvalida, com o intuito de acolher crianças e jovens sujeitas ao abandono ou desprovidas de um ambiente familiar saudável.

 A história da nossa instituição ficou marcada por várias Direções: Francisco d’Amaral Almeida (1934-1938); Carlos Medeiros Borges (1939-1942); Padre João Furtado Pacheco (1942-1951); Maria Clementina Faria e Maia de Sousa (1951); Padre Mariano Furtado Mendonça (1952-1976); Leonor Mota Amaral (1976-1977); Prof. Jorge Manuel Mota Amaral Borges (1977-2008).Em janeiro de 2009 até ao Presente Dra. Carla Cristina da Silva Ferreira.

Em 1959 por, por despacho do Ministro da saúde e assistência, é extinto o Instituto João do Rego Borges (largo do Teatro – Santa Cruz), passando os seus bens e valores para o asilo de infância desvalida.

Em 1985 por razoes óbvias, foi alterada a designação de Asilo de Infância Desvalida para Centro de Bem Estar Juvenil de Nossa Senhora do Rosário tendo contudo, em 1988, passado a designar se por Centro social de Nossa Senhora do Rosário, denominação que mantem até hoje.

Em 1983 as crianças da Instituição, já em quantidade reduzida, foram transferidas para a casa onde tinha funcionado o Instituto João do Rego Borges (largo do Teatro – Santa Cruz). Gradualmente, o seu número foi diminuindo até não existirem crianças institucionalizadas.

Ao mesmo tempo que isto acontecia, e por deliberação da direção com o apoio da Direção Regional da Segurança Social, a casa na Rua Dr. José Pereira Botelho foi sofrendo alterações e adaptações para poder funcionar uma creche e um jardim de Infância.

Em 1986 foi instalado o jardim de Infância e em 1987 a Creche.

Na casa situada no Largo do Teatro e após remodelações, foi instalado em 1990 o lar para crianças e jovens do sexo feminino.

Em 2007 a instituição adquire com o apoio do Instituto de Ação social a antiga residência do Bispo Manuel de Medeiros Guerreiro, situada na Rua D. Manuel Medeiros Guerreiro nº 9 nas imediações do Lar. E em 2012 a sua inauguração e funcionamento do novo Lar.

Atualmente, esta instituição cumpre a sua missão sob as orientações da Presidente da Direção, Dr.ª Carla Ferreira e a sua atividade está presente em três valências: a Creche e Jardim de Infância O Pardal, que presta apoio a sessenta crianças, e a Casa de Acolhimento Residencial que tem capacidade máxima para acolher treze crianças/ jovens.